domingo, 13 de maio de 2007

Poesia traz reflexão à cidade




Resultado de uma pós-modernidade e a abertura de um grande leque de construções e ludicidade, as poesias se destacam no meio dos tons marginais que se espalham pela cidade. A exposição de poesias que acontece no campus Padre Chico da Universidade São Marcos, no Ipiranga, marca a parceria de Emerson Ricardo Borges e Marília Pereira que se conhecem há cinco anos e vem desenvolvendo trabalhos conjuntos. A dupla por meio das palavras mostra sentimentos e diversões que marcam a sensibilidade humana.


O estudante de jornalismo Emerson Ricardo sempre gostou de escrever, para ele escrever é por para fora aquilo o que se sente. Ele se inspira em autores literários como Clarice Lispector, Machado de Assis, Cecília Meireles, e outros autores nacionais. As poesias dessa exposição foram escritas quando ele estava trabalhando mas também escreve quando está muito pensativo e reflexivo. "Ás vezes eu escrevo até em um momento agitado. O que eu acho mais interessante na poesia é que eu consigo colocar para fora o que eu sinto sem magoar ninguém, ou mesmo quando for elogiar a pessoa, fazer do meu jeito". Emerson contou que aprendeu a gostar de poesia no colégio, ele já fez outras duas exposições na São Marcos, "Estação do Amor", que aborda o tema do eros e; "Pensamentos e reflexões", sobre assuntos contemporâneos. Para o estudante, a poesia pós-moderna é muito boa pois é possível se escrever livremente.


Já Marília Pereira tem poesias muito reflexivas. "As minhas poesias eu coloco para fora aquilo que eu estou sentindo no momento. Falam de amor, são poesias muito reflexivas, falam do ser humano. A poesia é uma forma também de colocar tudo aquilo que você está sentindo no momento, seja raiva, seja amor, seja saudade, é uma forma de você externar o seu sentimento e acaba se tornando arte." Ela conta que a poesia ganhou importância assim que entrou na faculdade. "Quando você entra numa faculdade de Comunicação, você começa a ler mais, é um novo mundo que se abre porque você chega alienado de um ensino médio e um novo mundo se abre e te inspira". E para ela ler é a base para se escrever bem. "Ler é a base de quem quer escrever bem tem que ler, ler muito". Marília enfatizou que até bula de remédio ela lê, e uma vez por semana também revisa os jornais internacionais. Para a estudante, as frases também são motivos de inspiração e cita William Shakespeare "Nem toda nuvem gera tempestade". Outra novidade que Marília falou foi a vontade dela de expôr contos eróticos, os quais escreve há quatro anos.


Nenhum comentário: