segunda-feira, 14 de maio de 2007

Lady Vingança é exemplo do novo cinema

Geum-ja em cena e o desfecho memorável


O diretor sul-coreano Chan-wook Park aclamado pela crítica internacional por Oldboy, o vencedor do festival de Cannes de 2005, traz às telas brasileiras mais um filme da trilogia de vingança com a estréia do premiado Lady Vingança (Sympathy for Miss Vengeance) dentro do circuito nacional na última sexta-feira (11/05). O filme chama a atenção pois foi vencedor do Festival de Veneza de 2005, e só agora é mostrado no Brasil, um sinal de atraso de nossos cinemas. O espetáculo está em cartaz no HSBC Belas Artes e no Unibanco Artplex, no shopping Frei Caneca.


O filme conta a história da linda e bela Geum-ja interpretada pela atriz Lee Yong-ae, conhecida na Ásia pelas séries coreanas. Geum-ja é presa por engano durante 13 anos, acusada de matar um garoto de cinco anos. Na prisão a bela moça se comporta como um anjo, há uma cena em que ela aparece de costas com uma luz branca que sai da cara dela, entretanto, ela está planejando sua vingança, contra o verdadeiro assassino, com um desfecho muito imprevisível.


Muito bem composta a música do filme é clássica e presente em todas as horas. Nos pensamentos de Geum-ja torna-se uma mão-na-roda , a la Alfred Hitchcock, Chan-wook Park constrói cenas de terror com uma plasticidade única, típica da cenografia sul-coreana, uma das melhores do mundo, digna de quem faz neve de mentira chover ou construir uma locomotivas do início do século 20 só para fazer um filme.

Os efeitos de transição de cena também são muito bem feitos, quando uma porta se abre no cubículo da prisão e a cena está no quadrinho dela, os designers e videomakers irão adorar.O drama da mulher em Lady Vingança também é mostrado de diversas formas, desde a separação de Geum-ja de sua filha, que foi adotada por uma familia americana. Do próprio drama da filha que se pergunta o porquê dela ter sido abandonada pela mãe e não sabe falar coreano.

Da mulher submissa do verdadeiro assassino interpretado pelo consagrado Choi Min-shik (Oldboy, Chihwaseon) que bate em sua esposa e a agride de diversas formas.Em suma, é um filme dos grandes, que levou prêmios internacionais e mostra um roteiro altamente criativo com um desfecho surpreendente. Park Chan-wook, o novo Hitchcock.

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